4 dicas para aumentar a participação na pesquisa do seu Restaurante

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4 dicas para aumentar a participação na pesquisa do seu Restaurante

Você não precisa tomar a sopa inteira pra saber se está salgada. Basta uma colher. Da mesma forma funcionam as pesquisas: mesmo com um percentual de participação baixo, é possível elaborar um conjunto de resultados confiáveis. Se você quiser saber mais sobre esta teoria e calcular o tamanho da amostra para o seu restaurante, clique aqui.

Mesmo assim, quanto maior for a participação em sua pesquisa, menor será a sua margem de erro e mais informações qualitativas serão coletadas dos clientes, o que é sempre bom!

Por isso elaboramos esse guia com 4 dicas para aumentar a participação da sua pesquisa utilizando os totens da Solvis:

1. Acerte em cheio na localização

Nem um passo a mais. Nossa orientação para o local do totem é bem específica.

Os anos de pesquisa nos mostraram que os locais ideais para deixar o totem são: no caminho da saída, ao lado das catracas de saída ou no local designado para a entrega das bandejas.

Quanto menor o esforço, maior será a motivação para registrar a opinião. Então, facilite ao máximo para que a opinião do cliente final chegue até você, não faça ele ter que dar nem um passo a mais!

2. Seja transparente com os resultados

Nossa experiência acompanhando as boas práticas dos clientes nos mostra que divulgar os resultados das pesquisas entre os clientes representa um grande benefício ao processo de pesquisa.

Essa ação simples mostra que a empresa está preocupada com os resultados e que considera as opiniões dos clientes, estando a par dos problemas apontados.

Divulgar os resultados mostra a todos exatamente qual é a função do totem: melhorar cada vez mais os serviços.

3. Aja para corrigir as demandas apontadas

Identificou um problema? Resolveu? Ótimo. Mostre para todo mundo! Isso irá aumentar a satisfação e motivação de quem responde a pesquisa.

Independente do meio, mostrar resultados é a melhor forma de reforçar o comprometimento com o serviço prestado. Seus clientes vão ficar impressionados ao saber que uma insatisfação registrada no totem foi resolvida.

4. Convite à pesquisa uma vez por mês

Convidar as pessoas à responder a pesquisa pelo menos uma vez ao mês é extremamente importante. Pode ser a nutricionista, o cozinheiro ou aquela tia do café super carismática que todo mundo gosta! Descobrimos que realizando essa ação mensalmente, é possível manter a taxa de participação acima do necessário.

Outra boa notícia: mantendo esta rotina, o hábito se perpetua. A consequência disso será muito positiva, sustentando um nível ótimo de participação e confiabilidade, proporcionando uma baixa margem de erro.

Seguindo estas 4 dicas, com certeza podemos alcançar os melhores resultados: Aqueles que realmente importam para a sua empresa!

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