Dê ao seu cliente a oportunidade de falar com você

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Dê ao seu cliente a oportunidade de falar com você

A Amazon divulgou recentemente um de seus novos modelo de negócio: a Amazon GO. Neste novo ponto de venda, você pode simplesmente entrar na loja, escolher o que quiser e ir embora, sem filas, checkouts ou caixas. Tudo funciona por meio de um aplicativo, sensores e muita tecnologia.

Já nos acostumamos a lojas online entregando em casa, máquinas de autoatendimento e compras pelo celular. Os assistentes de vendas robôs já estão mais próximos que imaginamos, trabalhando seguindo à risca todos os procedimentos e sem reclamar!

Mas e aquela sensação gostosa de ser atendido pelo dono do bar? Pela pessoa que comanda tudo aquilo, e que se tornou sua amiga? Será que isso vai morrer por causa da tecnologia?

Se depender da gente, não vai.

Uma das histórias que sempre gosto de relembrar é de um cliente da Solvis que comanda um restaurante focado no público A em São Paulo. Abrindo minha caixa de e-mails, vi uma mensagem dele com um assunto bem diferente: “Precisamos comprar um sapato para ela”. Fui ler o e-mail apenas por curiosidade, imaginando que fosse um engano de quem escreveu o e-mail. Para a minha surpresa, este era um caso exemplar em matéria de atendimento ao consumidor.

Graças ao canal aberto pelo totem de pesquisa, os gestores da rede haviam recebido um depoimento agradecendo pelo excelente serviço prestado, elogiando o staff e também o menu. Mas ao final do comentário, um detalhe se destacava: a cliente havia quebrado o salto do sapato na calçada em frente ao estabelecimento, em uma lajota solta na rua.

Mais que simplesmente consertar a calçada e mandar uma mensagem agradecendo, a decisão do gestor do restaurante – comprar um novo sapato – foi uma ação inesquecível para a moça que deixou o comentário. Moral da história: o dono do estabelecimento conseguiu encantar a cliente, mesmo sem estar cara-a-cara com ela.

Ferramentas como o totem de pesquisa permitem que o proprietário ou a diretoria da rede deem a oportunidade para o cliente conversar diretamente com eles, 24/7. Essa simples ação pode ser o melhor canal para aumentar a retenção de clientes; afinal, quem não gostaria de poder falar diretamente com quem manda?

Se gostou da história e quer saber mais sobre como aproximar o contato com os clientes, mande uma mensagem para nós! Vamos ficar felizes em ajudar você a encantar o seu cliente.

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