Reclame aqui! Mas antes de sair… – A História da Solvis

Descubra como o dono de uma loja de brinquedos transformou uma reclamação de cliente na maior empresa de pesquisa de satisfação no ponto de vendas do Brasil

A história da Solvis é muito curiosa e daria um livro. Mas vou resumir aqui a aventura que começou com Leonardo Badotti, nosso CEO. Descubra como o Leonardo, dono de uma pequena loja de brinquedos, conseguiu, com muitas ideias e trabalho, criar a Solvis, que hoje lidera o mercado brasileiro de pesquisa no ponto de venda.

A reclamação inicial

Tudo começou por volta de 1998, quando Leonardo tinha uma loja de brinquedos, a Fantoche, que ficava muito mal localizada num shopping de Curitiba. Era um sufoco fazer os clientes irem até lá, então Leonardo realizava promoções e tentava caprichar no atendimento. Porém, os funcionários da loja mudavam muito, e alguns deles não entendiam a importância da qualidade no atendimento…

Certo dia, Leonardo ouviu de um amigo que a esposa dele havia sido muito mal atendida na loja. Isso foi um choque! Ele ficou pensando em todo o esforço necessário para conseguir levar os clientes até a loja, e tudo era  jogado fora com o mau atendimento de um funcionário. Além disso, essa reclamação chegou através do amigo, mas e as reclamações que nunca chegaram aos ouvidos dele? Como saber se os clientes estavam sendo bem atendidos, com tanta coisa para fazer e sem poder estar presente o tempo todo na loja? E como manter um bom atendimento com tanta rotatividade de funcionários?

Leonardo percebeu que a solução para todos esses problemas passava por uma pergunta simples: como medir a satisfação dos clientes enquanto eles estivessem na loja? A opinião precisaria ser registrada de uma maneira fácil e rápida, para que os clientes respondessem “no calor do momento”.

A ideia do coletor de opiniões

Leonardo teve a ideia de desenvolver um aparelho para coletar as opiniões dos clientes na loja. Seria algo simples, para que o cliente respondesse a uma pergunta dando uma nota. Leonardo correu atrás e encontrou um professor do CEFET (hoje UTFPR) que criou um projeto para o coletor, mas na hora de fabricar o equipamento a loja acabou falindo antes que o primeiro coletor fosse fabricado.

Leonardo fechou a Fantoche em 2000 e arquivou o projeto do coletor de opiniões. Porém, aquilo ficou martelando internamente, pois ele sabia que o destino da loja poderia ter sido diferente se pudesse ouvir melhor a opinião dos seus clientes.

O decolar da colher-avião

Nesse período, Leonardo passou a trabalhar com injeção de plásticos, e um dia, a pedidos de uma indústria alimentícia, criou um brinde para ser vendido junto com as embalagens de farinha láctea.. Era a colher-avião! A fabricante achou aquilo o máximo e comprou 150.000 unidades do Leonardo. Ao invés de optar por investimentos mais garantidos, Leonardo resolveu reativar a ideia do coletor de opiniões.

O nascimento da Solvis com o Psiu!

Leonardo voltou a procurar alguém para desenvolver o projeto e foi apresentado por um amigo ao Ricardo Jasinski, engenheiro e viciado em tecnologia. Ricardo gostou da ideia,  entrou de cabeça e desenvolveu um novo equipamento de pesquisa muito superior à ideia inicial. Assim nasceu o “Psiu!”

O Psiu! era um coletor eletrônico de opiniões que mostrava uma pergunta impressa em papel e tinha botões no formato de carinhas para o cliente responder. Para transmitir os dados, era necessário conectar o Psiu ao computador.

Felizes com o novo produto, Ricardo e Leonardo começaram a vender o equipamento. Nascia também a Solvis. O produto era um sucesso de vendas, e praticamente todos a quem Leonardo ofereceu o aparelho acabaram comprando. Porém, à medida que mais e mais lojas instalavam o aparelho, alguns problemas ficaram evidentes…

Por exemplo, com uma só pergunta, não era possível identificar os problemas e entender o que havia de errado na loja. Além disso, depender dos próprios funcionários da loja para conectarem o equipamento ao computador uma vez por mês não dava muito certo.

Para resolver esses problemas, seria necessário uma solução bem mais avançada tecnologicamente. Sem dispor do tempo e dos recursos necessários para desenvolver a nova solução, o Psiu foi descontinuado em 2004.

Solvis parte II – O Retorno, com o Totem de Pesquisa

Mas o sonho persistiu! Em 2005, a FINEP lançou a primeira chamada pública para financiar projetos na área de microeletrônica (área de especialização do Ricardo). Leonardo e Ricardo apresentaram à FINEP a proposta de evolução tecnológica do Psiu!, criando um Totem de Pesquisa Eletrônica com tela de LCD e que estaria sempre conectado à internet (lembre que isso foi 5 anos antes de surgir o iPad!).

A proposta foi aprovada pela FINEP e a Solvis desenvolveu o produto por completo – placa de circuito impresso, partes mecânicas,  firmware, software, servidor, etc.  O equipamento funcionava offline se estivesse sem rede no momento da votação, e enviava os dados para o servidor quando conectava. Tudo automático!

Depois de anos de desenvolvimento, a Solvis produziu o primeiro totem de pesquisa de satisfação! Era a solução perfeita para redes de lojas. Agora era possível instalar os equipamentos nas diversas lojas da rede e os gestores receberiam relatórios diretamente por e-mail! O sonho do Leonardo e do Ricardo estava quase completo.

A realização do sonho e mais

O equipamento era produzido, componente por componente, na Cidade Industrial de Curitiba. Rapidamente, o proprietário da empresa que fabricava as placas de circuito do totem percebeu o potencial do produto e da empresa e investiu na Solvis, virando sócio, mentor e grande apoiador da Solvis. Somos muito gratos a ele!

Desde então, a Solvis vem crescendo, especializando-se em pesquisas de satisfação no ponto de vendas, formando um time excelente e chegando num nível de qualidade do produto capaz de suprir demandas de grandes redes e uma centena de outros clientes que aprovaram a nossa solução. São milhares de totens espalhados por aí. Você já deve ter visto um!

Vários outros modelos de totens de pesquisa foram desenvolvidos. Migramos do nosso hardware próprio para modernos tablets Android e continuamos melhorando bastante o produto. Hoje há uma gama enorme de relatórios, análises e funcionalidades nos produtos da Solvis.

Para conseguir aproveitar tudo isso e aplicar a experiência de todos esses anos, temos analistas de pesquisa que ajudam os clientes a decidirem quais são as pesquisas e os relatórios ideais em cada caso. É comum vermos as redes que adotam nossa solução aumentando o faturamento depois de implantarem os totens da Solvis (veja como a  Esalflores aumentou o faturamento em 25% em 6 meses com o totem).

Em 2017, a Solvis atingiu a marca de 70 milhões de avaliações registradas no Brasil e em outros países como Estados Unidos, México e Colômbia. Foram 70 milhões de respostas coletadas da melhor forma, no melhor lugar e no melhor momento, e enviadas diretamente para as pessoas que realmente podem agir para melhorar os produtos e serviços prestados.

Enfim, aquela ideia inicial que o Leonardo teve lá no início já foi superada muitas vezes pelo que a Solvis oferece hoje… Mas ele não parece estar satisfeito! Hehe!

E pensar que tudo isso começou com uma única reclamação de uma cliente!

Mauricio Moraes


Obs: Se você ainda não sabe como os totens de pesquisa na sua loja pode aumentar o seu faturamento, clique aqui para falar com o Analista de Pesquisas da Solvis.

Quem Somos – A Solvis Hoje

A Solvis desenvolve soluções de pesquisas para pontos de venda desde 2000. Usando pesquisas de satisfação contínuas no local da experiência dos consumidores, ajudamos empresas a ouvirem seus clientes e transformá-los em fiéis promotores de suas marcas, produtos e serviços. Nossa equipe, composta por profissionais motivados e experientes, trabalha duro todos os dias para ajudar a gerar experiências pessoais mais agradáveis entre as empresas e seus clientes.

A Solvis conta com milhares de totens de pesquisa espalhados em todos os estados do Brasil e em vários outros países, como Estados Unidos, México, Colômbia e Paraguai. Nossos totens já coletaram mais de 70 milhões de opiniões e essa marca vem aumentando rapidamente, a uma média de 120 mil avaliações por dia. Nossa capacidade de inovação e profissionalismo tem sido reconhecida por várias instituições, como a 1ª Chamada Pública de Microeletrônica da FINEP, o Prêmio Ícaro de Empreendedorismo da UTFPR e o Programa ScaleUp da Endeavor.

Scale-Up Endeavor

Em 2016 a Solvis foi selecionada para participar do Scale-Up Endeavor. Estamos muito orgulhosos. Dê uma olhada.

+ 500
EMPRESAS IMPACTADAS
70853324
OPINIÕES REGISTRADAS
968070
RELATÓRIOS ENVIADOS

  • “Sempre tivemos a necessidade de conhecer melhor nosso cliente e a satisfação com nossos produtos e serviços. A Solvis viabilizou esta proximidade, não só com o fornecimento do equipamento, mas com uma competente assessoria de inteligência em pesquisas, aliada a uma plataforma extremamente dinâmica e instantânea. Hoje é possível monitorar a satisfação, dentre outros fatores, e antecipar-se às necessidades de melhorias, bem como mensurar os resultados de ações já implementadas. Iniciamos com um equipamento na Esalflores e já instalamos um segundo no Esalpet e os resultados são incríveis. Agora o gestor tem mais uma super ferramenta, que é o termômetro de seu negócio.”

    Bruno José Esperança
    Bruno José Esperança Gerente Geral – Esalflores e Esalpet
  • “Através do totem da Solvis, conseguimos identificar problemas e resolvê-los com a maior agilidade possível para prestar sempre o melhor atendimento ao nosso cliente. Muitos problemas foram identificados antes mesmo de ocorrerem, como um caso em que a música ao vivo ficava um pouco alta e os clientes não conseguiam conversar antes do show. Através do Totem, identificamos este problema e realocamos a posição de caixas de som. A Solvis também ajudou a identificar uma demanda turística que não tinhamos ideia durante o carnaval. Descobrindo que durante o carnaval mais da metade de nossos clientes vinha de fora de Curitiba. O atendimento da Solvis é impecável e muito ágil. Toda vez que sugiro alguma alteração na pesquisa, eles resolvem rápido e sempre acabam dando alguma ideia ainda melhor do que eu havia sugerido. É um investimento que vale muito a pena.”

    João Leonardo Madalosso
    João Leonardo Madalosso Proprietário - Curitiba Comedy Club
  • “A ferramenta da Solvis é muito fácil, prática e ágil de utilizar, pois conseguimos monitorar instantaneamente as pesquisas feitas com nossos clientes. Os relatórios são bem completos. Estamos muito satisfeitos com o equipamento e a prestação de serviço da Solvis.”

     

    Daniely Marusca C. Sita
    Daniely Marusca C. Sita Gerente de Atenção ao Cliente - Simpala GM
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