Tim Ferris, autor do bestseller Trabalhe 4 horas por semana” recentemente lançou um novo livro: Tribe of mentors, uma coletânea de insights de pessoas que são referências em determinadas áreas, desde grandes figuras no mundo dos negócios como Dustin Moskovitz, co-fundador do Facebook, até astros do esporte como a tenista Maria Sharapova.

Neste livro, uma das 11 perguntas que foram feitas para cada um dos expoentes é: o que você faz quando se sente fora de foco ou sobrecarregado?

A resposta do próprio Tim, para esta pergunta? Perguntar a si mesmo como seria o determinado assunto, se fosse fácil. Por exemplo: como seria escrever um livro se fosse fácil?

Pessoas de sucesso perguntam perguntas melhores, e como resultado, recebem respostas melhores – Tony Robbins

Algumas ideias envolvem contratar alguém para desenhar a capa, um revisor para corrigir os erros e um fotógrafo para resolver as ilustrações do livro. Pronto! Já temos 3 decisões tomadas e agora é possível seguir adiante e focar no que importa: o conteúdo.

Traçando um paralelo com a solução de pesquisa da Solvis, como seria responder cada um dos seus clientes se fosse fácil?

A resposta é a nossa mais nova ferramenta: o Solvis Follow-Up!

Com essa nova ferramenta, nosso sistema envia automaticamente campanhas de e-mail marketing de acordo com as repostas de seus clientes. Basicamente, funciona assim:

  1. O cliente responde ao questionário, deixando um endereço de e-mail;
  2. Dependendo das respostas, o sistema decide qual campanha deverá enviar;
  3. A campanha escolhida é enviada automaticamente pelo sistema, o follow-up.

Por exemplo, vamos imaginar que a sua pesquisa possui a seguinte pergunta:

Qual a probabilidade de você recomendar a nossa loja para um amigo? (NPS®)
Notas 10, 9: clientes promotores
Notas 8, 7: clientes neutros
Notas 6, 5, 4, 3, 2, 1 e 0: clientes detratores
Podemos criar campanhas de Follow-Up distintas, de acordo com as respostas:

Campanha A – envio de um pedido de desculpas para um cliente detrator.
Campanha B – envio do link da sua loja online para um cliente promotor.

 

Como posso utilizar o Solvis Follow-up no meu negócio?

Separamos abaixo 5 bons casos de uso já testados do Follow-up:

 

Envio de vouchers e cupons promocionais

Nossa primeira sugestão para uso da ferramenta é criar campanhas promocionais, como desconto na próxima visita, traga um amigo e ganhe um ingresso, compre 1 leve 2, etc.

Exemplo: Seu voucher promocional – Compre um prato principal e ganhe 1 suco.
Por que utilizar? Incentivando o retorno ao ponto de venda com os vouchers é possível incrementar o faturamento, principalmente se as regras do voucher estipularem que a promoção só é válida em dias fora de pico ou o marketing boca a boca. Dá até para medir o impacto da ação utilizando a metodologia NPS®.

 

 

Agradecimento e pedido para acompanhar nas redes sociais

Campanhas agradecendo a visita ou o feedback e pedindo para o cliente curtir a página da empresa no Facebook, o perfil no Twitter e Instagram ou seguir seu blog.

Exemplo: Obrigado pela visita! Acompanhe a gente no Facebook para receber novidades sobre os nossos próximos eventos!
Por que utilizar? Como as campanhas são definidas de acordo com as repostas do questionário, é possível enviar este tipo de campanha apenas para os clientes satisfeitos. Assim, a chance de converter os seus clientes em seguidores é muito maior.

 

Primeiro contato em campanhas de e-mail marketing 

Campanhas agradecendo pela assinatura da newsletter e enviando conteúdo de valor, como ebooks, vídeos, etc. 
Exemplo: Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter! Segue anexo o guia de como harmonizar cervejas e queijos que prometemos.
Por que utilizar? Se a sua empresa possui algum funil de vendas digital, onde a captação de e-mail é o primeiro processo para a venda de um novo produto, automatizar este processo pode poupar tempo e ajudar a encantar o seu cliente.

 

Pedido de desculpas antecipado

Campanhas com pedido de desculpas automático em pesquisas que apontem um cliente insatisfeito. Informações sobre o tempo médio até que alguém dê um retorno.  

Exemplo: Sentimos muito por não alcançar as suas expectativas hoje. Em breve nossos analistas entrarão em contato para conversar sobre o seu problema.
Por que utilizar? Pedir desculpas automaticamente reafirma a confiança que a solicitação será vista, além de ganhar tempo hábil para decidir sobre como resolver a reclamação. Um pedido de desculpas genuíno pode até mesmo ajudar a ganhar dinheiro!

 

Envio de formulários mais complexos

Campanhas de captação de novos clientes em cartões de crédito, clubes de fidelidade e outros tipos de ações que envolvam algum tipo de explicação mais complexa, como FAQs e tutoriais.

Exemplo: Obrigado pelo pré-cadastro no totem de pesquisa! Complete algumas informações neste link para receber seu novo cartão de fidelidade!
Por que utilizar? O totem de pesquisa não será necessariamente a melhor forma de conversar com as pessoas interessadas no seu clube de fidelidade. Mas pode ser um grande aliado na captação destes leads!

 

“Net Promoter, Net Promoter System, Net Promoter Score, NPS e emoticons relacionados ao NPS são marcas registradas da Bain & Company, Inc., Fred Reichheld e Satmetrix Systems, Inc . “

 

 

Já é cliente Solvis e quer começar a utilizar? Mande um e-mail para pesquisa@solvis.com.br!

Ainda não é cliente? Peça já um orçamento para comercial@solvis.com.br! Ficaremos felizes em te atender!